Divulgado o Resultado Preliminar do 29º Prêmio Tesouro Nacional 2024
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) anunciou hoje o resultado preliminar do 29º Prêmio Tesouro Nacional, conforme o Edital STN nº 3, de 5 de novembro de 2024. Instituído pela Portaria STN nº 723, de 3 de maio de 2024, este prêmio visa reconhecer iniciativas de excelência nas áreas de gestão fiscal, finanças públicas e avaliações em políticas públicas, com foco na inovação e melhoria da administração financeira pública no Brasil.
Categoria: Soluções em Gestão Fiscal
Nesta categoria, foram reconhecidos:
- Flávio Martins Sodré da Mota (Recife, PE), pela solução "Trilhas Fiscais e Sociais do Estado de Pernambuco", aplicada na Secretaria da Fazenda de Pernambuco.
- Joyce Lustosa Belga (Brasília, DF), representando a Controladoria Geral da União (CGU) com o "Robô Alice: uma solução inovadora em gestão fiscal para compras públicas".
- Ricardo Neves (São Paulo, SP), com o projeto "Revisão de Dados Cadastrais de Área Construída com Base em Nuvem de Pontos do Perfilamento LASER/LiDAR", aplicado na Secretaria de Fazenda do Município de São Paulo.
Categoria: Artigos em Finanças Públicas
Nesta categoria, destacaram-se os autores:
- Gil dos Santos Navarro, com os coautores Aloisio Pessoa de Araujo e Thiago Sevilhano Martinez (São Paulo, SP), pelo artigo "Reforma dos Impostos Indiretos no Brasil: dinâmica de firmas, informalidade e o Simples Nacional".
- Glauber de Castro Barbosa (Brasília, DF), pelo artigo "Transferências especiais: 'PIX' para quem?".
- Wederson Xavier de Oliveira (Goiânia, GO), com o estudo "Regras fiscais para entes subnacionais: uma análise da eficácia da regra de gastos do RRF utilizando o Método de Controle Sintético".
Categoria: Avaliações em Políticas Públicas
Nesta última categoria, foram selecionados:
- Caroline da Costa Nascimento de Deus (Viçosa, MG), em coautoria com Maria Micheliana da Costa Silva, pelo artigo "Sinergia entre a Atuação de Nutricionistas e Compras da Agricultura Familiar: impactos do PNAE sobre desempenho escolar e estado nutricional infantil".
- Diego Ribas Smaniotto (Guarapuava, PR), com o trabalho "O Efeito dos Programas de Transferência de Renda Incondicional na Educação: caso da renda básica de cidadania de Maricá".
- Guilherme Irffi (Fortaleza, CE), junto com Edward Martins Costa, Pedro Alexandre Santos Veloso, Erivelton de Souza Nunes, Diego Rafael Fonseca Carneiro e Maria Analice dos Santos Sampaio, pelo estudo "Avaliação de Impacto do Financiamento do FDNE na Construção de Parques Eólicos e seus efeitos no Mercado de Trabalho e Indicadores Econômicos dos Municípios na área de atuação da Sudene".
A classificação final dos vencedores será revelada na cerimônia presencial do Prêmio, que ocorrerá em Brasília no dia 4 de dezembro de 2024.
Este evento é realizado graças ao apoio e patrocínio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda e Governo Federal do Brasil.
O Grupo independente E-Fatores, criado para promover a ciência dos fatores econômicos, expressa seu agradecimento a essas instituições pelo estímulo contínuo à inovação e à qualidade na gestão fiscal e nas políticas públicas brasileiras.
Parabenizamos todos os participantes por seus projetos inovadores e pelo compromisso em contribuir para a melhoria das políticas públicas e da gestão fiscal em nosso país.
Após a premiação, a E-Fatores publicará uma resenha detalhada sobre cada categoria. Os autores dos artigos selecionados serão convidados a participar do programa "Por Dentro do Artigo", um espaço de perguntas e respostas, onde poderão compartilhar suas visões e insights.
Acompanhe a E-Fatores e participe do desenvolvimento econômico brasileiro!